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“Somos uma agência de Marketing e nosso objetivo é que seu negócio seja sustentável e lucrativo”

Monica Gomes Claure




A lei de Pareto, foi sugerida por Joseph M. Juran em homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto. É também conhecida como princípio 80-20 e afirma que para muitos fenômenos, 80% das consequências advém de 20% das causas.

Como assim? Explica melhor….

Se analisar com atenção, este princípio se aplica  a várias áreas da vida e nas empresas, pois  existe um padrão natural  de resultados. Esta proporção significa que dentro do conjunto de atividades que desempenhamos diariamente somente uma parte ínfima de nossas ações é capaz de produzir quase que a totalidade dos resultados de trabalho de um dia inteiro. A grosso modo, 80% da energia despendida durante todo dia não promove nenhum tipo de benefício ou recompensa em nossas vidas. Seguem alguns exemplos:  20% dos vendedores acabam ganhando 80% das comissões, 20% dos clientes correspondem por 80% dos lucros de qualquer negócio, e 20% dos funcionários acabam se destacando em relação aos demais e 80% dos acidentes de trânsito são causados por 20% dos motoristas….


Não se surpreenda se descobrir que 20% dos seus clientes representam 80% dos lucros de sua clínica!! É a chamada regra 80/20, o princípio de Pareto. E é importante entender que…. podemos aprender a identificar por que não estamos vendendo mais para os 80% de nossos pacientes e a medir/otimizar esforços: vale a pena os esforços de venda para eles ou vamos centrar nos 20% que mais compram?


Muito bem, agora que entenderam a regra e o que podemos fazer com ela, vamos aplicar este princípio para aumentar as vendas na sua clínica ou consultório?

Abaixo daremos alguns passos para vc começar a realizar o seu levantamento e depois dicas do que fazer. Se tiver um sistema automatizado, o exercício ficará mais fácil. Nosso intuito é vender mais e fidelizar os melhores pacientes e tb descobrir POR QUÊ os 80% não compram tanto quanto estes, ajudando-s nesta tarefa. Nossa conclusão poderá ser também a de otimizar esforços nos clientes que mais compram , não é?.





Vamos ao trabalho?



PASSO 1- Faça um levantamento dos clientes que mais faturam na sua clínica;
PASSO 2- Avalie a quantidade de clientes que estes te indicaram e quais os serviços eles compraram e com qual frequência. Eles correspondem a aproximadamente 20% dos clientes atendidos?
PASSO 3- Analise se eles se realmente eles são responsáveis por 80% de seu faturamento e comprove esta regra, além de identificá-los, e siga para o próximo passo.
PASSO 4- Agora, sim, vamos aproveitar e criar estratégias para fidelizá-los ainda mais. Crie gentilezas como AGRADECIMENTO A ESTES e ações promocionais ESPECIFICAMENTE PARA ESTE SELETO GRUPO. Trate-os como embaixadores da marca: peça depoimentos, fotos para as redes sociais. Eles podem ser os multiplicadores de seus serviços e marca e vc venderá MAIS.
PASSO 5- Finalmente, entenda o motivo pelos quais os 80% restantes têm pouca representatividade nas vendas da sua empresa. O que vc pode fazer por eles? Vale a pena este esforço para este grupo? E você vai aprender a vender mais ou a otimizar os seus esforços!

Bem interessante, não é? Bora ao trabalho?
Tem dúvidas? fala com a gente!!!