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Se a Indústria 4.0 ou a “Quarta revolução industrial” já provocou mudanças rapidas que exigem transformações imediatas nas clínicas e empresas, imagina o marketing 5.0! Ela provoca impactos sociais que afetam a vida em geral e o comportamento do consumidor. Conheça as definições de Indústria e Serviço 4.0 e 5.0 e transforme a sua clínica odontológica. É um artigo longo mas vou te dizer, vale a pena reservar 10 minutos para ir até o fim. Começamos com teoria para que vc entenda a evolução da área tecnologica e vendas e AO FINAL, DAREMOS DICAS IMPORTANTES PARA QUE SUA CLÍNICA SE ADAPTE , ABSORVA E ENTRE nesta revolução de sucesso!

SERVIÇOS 4.0 -Segundo Klaus Schwab, a industrialização atingiu recentemente uma quarta fase, que novamente “transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos”. É, portanto, uma mudança de paradigma, não apenas mais uma etapa do desenvolvimento tecnológico. Mesmo quem não trabalha diretamente nas indústrias inteligentes e automatizadas tem sua vida impactada pela quarta revolução industrial. Estamos experienciando novas formas de consumo, maneiras particulares de se relacionar com produtos e, por consequência, com as outras pessoas. Novos empregos estão substituindo velhas atividades. Ou seja, o impacto desta revolução afeta todas as áreas da sociedade e serviços.

SERVIÇOS 5.0 – O markering 5.0 é uma proposta que visa desenvolver um modelo de organização social que aplica diversas tecnologias para o bem-estar das pessoas e suas necessidades.A ideia é, portanto, prover soluções tecnológicas para a população a qualquer momento e em qualquer lugar. Para isso, serão usadas tecnologias como o big data, internet das coisas (IoT) e inteligência artificial. No caso da Odonto, inclui a digitalização dos processos administrativos da clínica, automatização do diagnóstico, planejamento e reabilitação assim como automação dos relacionamento com os clientes, unido a uma MAIOR HUMANIZAÇÃO ( parece contraditório? não é!!rs).

 

 

 

Veículo do Google que dirige sózinho

ENTENDA COMO ISSO ACONTECEU E COMO SUA CLÍNICA SERÁ AFETADA

O conceito da PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL foi do governo alemão como forma de estimular o desenvolvimento tecnológico da indústria nacional. A primeira deu-se entre 1760-1840, e foi caracterizada pela mecanização de processos e as primeiras máquinas a vapor. A segunda, entre 1870 e 1914 caracterizada pela produção em escala e linhas de montagem fomentadas pela eletricidade. Foi a terceira revolução, a que chamamos tb de Revolução Digital ou Era da Informação, a que vimos mais de perto e acompanhamos a mudança dos sistemas analógicos/ mecânicos para os digitais. Destacou-se, tb, a popularização do computador, ampliação das aplicações de robótica, difusão das comunicações via satélite e internet.

Agora, e principalmente DEPOIS DA PANDEMIA, começou-se a falar de SERVIÇO E SERVIÇO 5.0 na odontologia… Mas antes de entrarmos nesta discussão mais específica, vamos definir o que CARACTERIZA O MARKETING 5.0?

Afinal, o mercado passa por uma verdadeira mudança de cultura. Os clientes, cada vez mais, preferem negociar com empresas que os representem e se mostram preocupados com o que elas defendem como valores. Portanto, iniciativas pautadas pela responsabilidade social e ambiental crescem em importância. Além disso, o público entendeu seu valor perante as marcas e a tendência é que use isso em favor das mudanças que considera relevantes. Perdem espaço as empresas que não dão a devida atenção às necessidades dos clientes em meio à crise. Em contrapartida, quem se adaptou e com avelocidade necessária, tem tudo para sair dela ainda mais forte, com uma recuperação mais rápida. O recado é  claro: empreendedores, gestores, líderes e profissionais de marketing devem planejar como a marca se posiciona no mercado, tanto de forma interna quanto externa.E é também nisso que o Marketing 5.0 pode ajudar, transmitindo a colaboradores, clientes e demais stakeholders que a clínica está conectada com a realidade e pronta para fazer a sua parte por um mundo melhor para todos.

 

No tocante aos atendimentos, pois as consultas na área da saúde são presenciais e não dependem de robots, as clínicas precisam e o quanto antes possível, rever o seu modelo de negócio com novas abordagens que ajudarão a atenderem às demandas dos clientes e a reverem a forma como os serviços são oferecidos e entregues. Pois começarão a acontecer cobrança dos próprios clientes em relação ao conforto , segurança e rapidez no atendimento, além de questionamentos na sua administração, p.ex. se vc ainda usa agendas de papel, por que não possui a facilidade para marcação de consultas pelo site ou por que é tão difícil conseguir falar com sua secretaria ou com você…

 

COMO SUA CLÍNICA OU NEGÓCIO PODEM ENTRAR NA ERA 5.0?

Segundo a WIKIPEDIA, “Esta é a grande oportunidade para as empresas de serviços darem um salto em termos de eficiência e eficácia, e uma oportunidade para os usuários do serviço descobrirem e se beneficiarem de novos recursos, impossíveis de serem entregues antes dessa disrupção.” Ou seja, vamos ao trabalho! O primeiro passo, segundo o Prof. Gustavo Dalmarco, é DIGITALIZAR o seu negócio! Você já começou?

VAMOS ENTÃO PARA ALGUMAS DICAS?

As sugestões abaixo têm o objetivo de ajudá-lo a DIGITALIZAR a sua clinica. Apresentamos alguns meios, inclusive, para realizá-los. Lembre-se que sua meta será a digitalização de processos para depois INTEGRÁ-LOS, de forma a alcançar maior rapidez, eficiência e melhorar a comunicaçao com seu usuário. Além disso, tratá-lo com a maior proximidade e cuidado possíveis.

 

-Aposente suas agendas de papel, digitalize todas as fichas de pacientes;

-Contrate um sistema de agendamento e controle de clientes eficiente-CRM- que também gere relatórios sobre o setor financeiro, materiais e serviços atendidos;

-Contrate sistemas de relacionamento com seus leads e clientes ativos que ofereça contato pelo sms, whatsapp e email marketing. ( bem importante um sistema que vc consiga também cadastrar os leads, aqueles que ainda não se consultaram, para se relacionar com estes e tentar fechar vendas);

– Guarde todas as informações da sua consulta nestes sistemas e entregue aos clientes imagens por whats app pré-consulta, pré cirurgia e pós-cirurgia;

-Atualize seu site com botões de whats app, chat box e ofereça a possibilidade deles marcarem a consulta através deste;

-Use a nuvem para guardar arquivos e dados da clínica e dos pacientes. Ao invés de usar emails, use links pelo whats app para envia-los a parceiros e clientes.

-Dê preferência a sistemas automatizados que sejam integrados aos seus canais de venda: redes sociais, site e parceiros de negócios.

QUAIS SERIAM OS PRÓXIMOS PASSOS?

Nossa sugestão é que você comece a equipar a sua clínica com tecnologia de ponta que aumente o CONFORTO de seu cliente, OTIMIZE os processos, seja mais RÁPIDO e ofereça mais SEGURANÇA, bem como o markting 5.0 e a odontologia digital prevêm.

-Pesquise e orce  equipamentos como a câmera intra-oral;   

 -Substitua os moldes de silicone pelos programas digitais;       

-Aprenda a  usar os softwares de diagnóstico e planejamento digitais;                 

 -Programe-se para a  aquisição de equipamentos de apoio a procedimentos e cirurgias de endodontia, implantes e à confecção de alinhadores invisíveis na sua clínica;   

 -Se não for possível adquirir uma impressora 3D ou não estiver em seus planos, indique um parceiro;     

 -Adquira meios digitais para definir a cor das peças, sistemas que oferecem ao cliente a  visualização do antes e depois, assim como equipamentos que oferecem menos dor e sem anestesia, são apenas alguns exemplos.     

-Avalie a possibilidade de usar o modelo de negócio Chairside. Hoje parece que é um conceito de outro mundo, mas em breve ele se tornará realidade. Prepare as peças protéticas dentro de seu próprio consultório! Esse avanço pode ser obtido através do uso de uma fresadora, um scanner intraoral ou uma impressora 3D; com um deles, você já dará seu inicio ao fluxo digital. No fluxo digital o tempo é otimizado, o paciente interage com o tratamento e finalmente, o custo de laboratório, a quantidade de materiais e o número de sessões são reduzidas!

 

Existem muitos equipamentos e novas tecnologias á disposição dos dentistas e que o mercado já oferece há algum tempo e merecem a sua atenção. Fique atento às transformações da odontologia digital. Os clientes estarão cada vez mais exigentes pois os serviços 5.0  vão mudar a perspectiva e a vida destes e isso vai acabar refletindo na sua clínica.

 

 

E O FATOR HUMANO, COMO FICA?

É fundamental lembrarmos que a odontologia trata de pessoas e estas precisam de uma relação olho no olho. Toda esta digitalização, automação e cuidado que citamos anteriormente perdem sentido se não ouvirmos o usuário que esta sentado à sua frente.

No SAC 5.0 o consumidor continua sendo o PROTAGONISTA. Além do aumento da qualidade de serviços, você precisa entregar aos clientes uma experiência personalizada off-line, ou o QUE ELE DESEJA.

-ime seu cliente- ofereça na clínica uma caixa de primeiros socorros, geladeira com lanchinhos básicos, horários especiais de atendimento, presentes em datas especiais, opção para ele escolher a música que quer ouvir, wi-fi livre ou notebooks para trabalho, estacionamento próprio, saiba “como ele está” e o “que você pode fazer para deixá-lo bem e satisfeito-e feliz”;

RESUMO

O conceito do serviço 5.0 na odontologia é bem parecido com o da indústria 4.0, pois ele aumenta a sua produtividade, reinventa o relacionamento com o cliente e amplia os serviços digitais como diferencial competitivo. Com tecnologias apropriadas para clínicas que conectem as pessoas, integrem processos e qualifiquem os serviços, as clínicas e empresas passam a entender as demandas dos clientes e a focar mais neles, pois descobrem suas preferências e realizam melhorias, reinventando a forma como produtos e serviços são entregues.

 

“O comportamento do consumidor mudou e os serviços de atendimento ao cliente também precisaram evoluir. Com a digitalização, os call centers que eram focados apenas em ligações telefônicas, tornaram contact centers, pois englobam diversas formas de contato, como email, chats e redes sociais, tornando a comunicação multicanal. E a partir daí, todas as ações da empresa passaram a ser centradas no ser humano, ou seja, na experiência do cliente, pois é a qualidade dessa experiência que vai influenciar no nível de confiança e fará com que ele tenha lembranças positivas em todas as fases. Chamados de consumidor 4.0, estes possuem um nível de exigência bem alto, pois, além de se manterem atualizados com as novidades e não serem atraídos por marcas famosas, fazem inúmeras análises, como qualidade dos produtos/serviços e nível de excelência no atendimento. Esses clientes esperam ser valorizados pelas empresas; que o seu problema seja resolvido de imediato; ser atendido em qualquer canal de atendimento, sem ter a necessidade de sempre explicar o que precisa; compartilhar os mesmos princípios que os seus; se sentirem exclusivos e que a empresa supere suas expectativas. Ou seja, quer uma experiência única e exclusiva.” SILVA, Daniela Santos Silva e Maria Luiza Marques de Abrantes

Artigo escrito por Monica Gomes Claure- CEO da Odontosolutions

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