fbpx

Se antes da pandemia pelo novo coronavírus as parcerias comerciais para prospecção de clientes já eram canais de vendas importantes em marketing físico externo a seu negócio, agora, com a crise econômica e o medo dos pacientes a se consultarem com você, a importância destas aumentou. As clínicas, em geral, diminuiram seu faturamento entre 30% a 40% no ano de 2020, e as estratégias para a subsistência destas precisam ser mais rápidas e criativas.

MAS POR QUE PARCERIAS COMERCIAIS?

Em períodos de maior dificuldade, as pessoas naturalmente se ajudam, as instituições governamentais criam campanhas de amparo à população e o momento é mais propício para as empresas criarem ações de relacionamento que tragam vantagens mútuas e para seus clientes.

QUAIS AS VANTAGENS DE SE FAZER UMA PARCERIA E COMO FAZER?

Lembre-se, um excelente relacionamento é um equilíbrio entre dar e receber. Você e a empresa associada devem ganhar. Mais que isso, o cliente acaba recebendo as vantagens a partir desta união comercial de idéias através de descontos ou promoções que as partes podem criar.

O marketing digital não perde a sua importância, ta? você deve continuá-lo, para a captação de clientes. Mas saiba que o número de pessoas alcançadas para que vc consiga converter pelos meios digitais precisa ser muito grande , assim como os valores investidos, e além disso, as ações on-line exigem maior tempo e dedicação para acompanhamento dos leads atééeeeee a sua conversão. A melhor forma para que sua clínica converta mais RAPIDAMENTE é no indica-indica. Pesquisa entre mais de 100 clientes atendidos pela Odontosolutions demonstram que 60 a 80% de novos clientes chegam através da indicação de clientes felizes com o atendimento . Então, parceiros comerciais tb podem te indicar novos clientes, os deles, já fidelizados!

As parcerias comerciais são comuns na área das saúde há muitos anos e em todo o mundo. As mais simples são aquelas que profissionais/amigos de áreas correlatas indicam seus clientes e vice-versa. Algumas inclusive são acompanhadas de acertos financeiros para quem indicou.

Portanto, as vantagens da associação com outros negócios onde seu público transita, é que todos ganham! Clinicas de áreas complementares, como p.ex. de estética do corpo podem se interessar numa parceria com a sua que é especializada na estética da face, p.e.x. Academias podem aceitar fazer um sorteio de clareamento dental entre os alunos que paguem o semestre de forma antecipada e sua clínica de odontologia presta o serviço e ganha visibilidade. Na semana da saúde, que tal você pode levar a sua equipe até a academia, oferecer um lanche saudável e falar sobre estética da boca e da face? Se seu público é da maioridade, você pode se associar aos clubes de bocha da sua cidade ou tardes dançantes, mas se é jovem, pode buscar auto-escolas e escolas de inglês! Se atende pessoas de maior pode aquisitivo e do mercado de luxo, busque seus parceiros em lojas de produtos de alto valor, desfiles de moda, festas da sociedade, e assim por diante.

QUAIS AS DICAS PARA INICIAR UMA PARCERIA COMERCIAL COM A MINHA CLÍNICA?

  • Faça as primeiras parcerias com pessoas de seu net-working: família e amigos pois as chances de suas intenções convergirem será maior; na sequência, busque os negócios na redondeza de seu negócio e que os serviços sejam complementares p.ex. escolas infantis para clínicas que atendem odontopediatria ou ortodontia.
  • Conheça muito bem a sua clínica. Esteja seguro do que ela pode oferecer a esta outra empresa e a seus funcionários;
  • Ajuste um bom plano de parceria e que seja compatível com mercado. O que a sua empresa pode oferecer? Um plano que beneficie a sua clinica e a empresa, que seja uma via de duas mãos, de preferência;
  • Promova uma boa apresentação pessoal e postura ao falar; leve folder, apresentações em PDF e se prepare;
  • Apresente somente o que a sua empresa tem a real capacidade de oferecer;
  • Conheça bem a empresa que irá visitar… site, as mídias sociais, quantos funcionários eles têm, se eles já têm um plano de atendimento odontológico, etc…
  • Pra quebrar o clima, conheça anteriormente o dono da empresa, via rede social, se possível.

COMO A ODONTOSOLUTIONS PODE TE AJUDAR?

Atuamos na área de outbound marketing para odontologia e clínicas na área da saúde há muitos anos e sabemos como fazer, quando e de que tipo de materiais ou argumentação você precisa para começar ou expandir os seus relacionamentos de negócios. Podemos, tb, treinar suas secretárias e colaboradores da área comercial para atuação nesta área, dando seguimento na operacionalização das ações.

Leia mais sobre este serviço: https://www.odontosolutions.com.br/parcerias-comerciais-2/

Quer receber outros artigos interessantes ou novidades da área? deixe seus dados aqui

Conheça mais: https://www.odontosolutions.com.br/