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Monica Claure, Gestora e CEO da M. Solutions e Odontosolutions

De um dia para outro fomos obrigados a rever atitudes e adaptar-nos a situações não previstas e nunca vividas. O medo da morte, o medo de perder o negócio, o medo do futuro. E com uma velocidade incrível, o planeta terra mudou.

Como “prever” o Marketing pós Coronavirus COVID19 senão analisando as mudanças de comportamento do consumidor, as PESSOAS que decidem pela compra, e as virtudes e habilidades dos gestores, as PESSOAS que tomam as decisões organizacionais, durante este período ?

Independente de qual rede social vai sobreviver, quais vão abrir, quais serão seus algoritmos, que aplicativos teremos a disposição, ou como fazer um bom marketing de performance ( mídias pagas),

” o mercado do futuro vai depender de COMO gestores, empreendedores e consumidores se utilização dos canais de comunicação existentes e de sua capacidade CRIATIVA E DE ADAPTAÇÃO”

Monica Claure

Seguem algumas previsões de como será o marketing pós coronavirus. Elas foram baseadas em nossa experiência de 10 anos na área de marketing, na percepção das mudanças radicais da atualidade e tendências de mercado:

1- A leitura do livro “A Estrada do Futuro” de Bill gates, (1995), impressiona em relação às previsões da época. Uma delas, fala sobre a “Era da Informação”. Ele dizia que neste século, a VELOCIDADE DE CRESCIMENTO da informação seria exponencial… Esta sendo e se acelerou AINDA MAIS durante o Coronavírus. Exigirá dos gestores de empresas e clínicas VELOCIDADE NA TOMADA DE DECISÃO E MAIOR START PARA AÇÃO.

2-  O conceito de “Life Long Learning” implica um movimento constante na busca de novos conhecimentos e adaptações às novas realidades. Durante o coronavírus, esta atitude foi fundamental. As empresas vão precisar sair da zona de conforto e se preparar para estratégias inéditas de atuação . A capacidade de ANTECIPAR e de ANALISAR TENDÊNCIAS, assim como uma MAIOR ADAPTABILIDADE (uma das principais “soft skills” exigidas na contratação de profissionais, atualmente) serão importantes.

3- O distanciamento social claramente aumentou o acesso e uso de variados instrumentos de internet , mudando os hábitos das pessoas. Com isso, NOVAS OPORTUNIDADES se apresentaram. Festas virtuais de aniversário, shows e baladas, a criação de canais virtuais pelas empresas que anda não haviam se organizado. Se antes já era necessário, hoje reforço que as empresas e clínicas vão precisar criar seus CANAIS DE COMUNICAÇÃO DIGITAIS. Mas calma…. assim como o livro digital não diminuiu o uso dos impressos, seu negócio físico pode manter-se no mercado. Olha o ex. da liga de basket americana (MBA). Eles cancelaram todos os jogos e rapidamente criaram, em parceria com especialistas em games, jogos digitais para entretenimento de seus seguidores!

As clínicas vão continuar se beneficiando dos serviços digitais para captação de clientes e vão aumentar a marcação e pagamento de consultas serão on-line, assim como as entregas de exames. O relacionamento com estes, será feito pelo whats app, telegram, messenger e outros chats, email e telefone.

A consulta, esta sim, será feita de forma presencial.

Acreditamos que algo bem novo está por vir na odontologia…Mantenha a sua VISIBILIDADE, invista MAIS em REDES SOCIAIS e em campanhas PAGAS. Crie o seu site e sistema de atendimento virtual e apareça!

4-Observamos também que o “PODER DO CONTROLE” do Governo do Brasil e dos órgãos controladores das profissões como o CRO, CRP, CRM etc, mudaram drasticamente das posturas restritivas e limitantes para atitudes de “ESTAMOS JUNTOS”. Médicos e psicólogos foram liberados para fazer consultas pela internet, receitas médicas de remédios controlados autorizados sob a forma digital, governos criando regras menos burocráticas para a contratação de pessoas, etc…Isso vai se manter! Menos burocracia, mais educação e maturidade de cada um, vão ajudar.

5- Em relação ao cliente, se ele já era PROTAGONISTA, agora será mais! Sempre defendi o marketing de relacionamento para clínicas, já que entre 50% e 70% dos pacientes da maioria delas são indicados pelos próprios clientes. Isso vai aumentar! Se DIFERENCIAL já era necessário, agora será mais. O cliente vai precisar ser mimado, conquistado, e fidelizado. Pesquisa realizada em vários países do mundo, mostra que o brasileiro é o consumidor mais exigente e escolhe uma marca pelo engajamento e entretenimento que esta lhe oferece. Então, bora criar e mostrar a que vieram? Vocês já perceberam que muitos pacientes estão com medo e voltando à sua clínica pois sabem que “podem confiar em vocês” e outros estão preferindo pagar um pouco a mais mas ter a segurança que vocês oferecem? As empresas vão precisar aumentar o engajamento com os clientes, sua MARCA E VALORES precisam crescer, para sobreviverem no mercado. Branding, performance e relacionamento estarão com tudo!

6-Observamos um aumento no espírito de DOAÇÃO E COLABORAÇÃO- A Odontosolutions sempre defendeu a criação de parcerias e ações sociais para empresas. No marketing pós coronavírus isso vai aumentar. O mundo vai diminuir de tamanho, no sentido de que as nações vão precisar se apoiar ( e para de brigar), assim como as empresas concorrentes. A crise imediata econômica vai ensinar os negócios a juntarem forças e criarem AÇÕES INTELIGENTES E CRIATIVAS para superá-la. Exemplos: 3 empresas nacionais estão se unindo para criar álcool gel, já que cada uma tem um material ou expertize COMPLEMENTAR. Muitas empresas e formadores de opinião estão criando webinars FREE e ações solidárias de apoio às pessoas. A AMBEV esta apoiando bares e restaurantes, motivando-os a vender on line e entregando ao cliente final o dobro de cervejas compradas…e assim por diante. As clínicas que se juntarem ( ex. clínica de odonto estética com clinica/ academias de estética do corpo) vão obter mais subsídios para se manterem no mercado.

7- O conceito da cauda-longa mostra que, com o advento da internet, todos podem mostrar tudo o “que sabem e o que pensam” e as “prateleiras” virtuais permitem que este conhecimento seja disponibilizado para todos. O CODIV19 colocou milhares de pessoas que nunca tinham feito uma live na frente de um celular demonstrando a sua contribuição para a área. Empresas e profissionais liberais (médicos, dentistas e terapeutas) vão precisar APARECER MAIS PELAS LIVES OU VIDEOS. Falar com o CORAÇÃO ( por que amam a odonto, como tratam seu cliente) e ganhar novos leads de forma QUALITATIVA.

8- Acreditamos também que, os PREÇOS VÃO DIMINUIR e mais pessoas terão acesso a recursos de internet como os sistemas de CRM mais caros ( RD Station, ou sistemas de gerenciamento de clínicas) e os vários aplicativos disponíveis para atendimento, gerenciamento de redes sociais e análise de performance. Isso deverá qualificar o trabalho das agências e gestores de clínicas.

9- Acabamos de sair de uma sociedade extremamente consumista que nutria vaidades, ou o que o marketing define como ” o topo da pirâmide de Maslow” para a base desta, onde se concentram as necessidades fisiológicas essenciais e de segurança.⠀A saúde esta na BASE DA PIRÂMIDE E É SERVIÇO ESSENCIAL, e esta é a melhor notícia! Nós da Odontosolutions e a Kantar (2020), empresa de pesquisa do comortamento do consumidor cremos que as medidas PREVENTIVAS de doenças serão aumentadas e isso acontecerá também na odontologia. Pois a saúde bucal afeta a geral.

10- Prevemos que no marketing pós coronavírus os convênios médicos e odontológicos vão rever valores e formas de atendimento. Como a situação atual prevê maior tempo de atendimento, poucas pessoas na recepção, estes associados podem ser prejudicados pela falta de disponibilidade de agenda. Ainda em relação a novas formas de pagamento, devem aumentar as iniciativas de “pague quanto quiser e puder” e maior parcelamento. Novos modelos de atendimento médico e odontológico vão surgir. As consultas e envio de exames poderão ser iniciados pelo Zoom ou Skype e completados fisicamente, num segundo momento.

É… as respostas estão no futuro, o que construímos AGORA. Querem uma regra geral?

Pensou em algo?

Vai e FAZ!