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O atendimento de clientes do mercado de luxo na odontologia engloba não somente a atenção às classes sociais A e B+. É mais do que isso. É preciso levar em consideração o DESEJO do cliente. Pensando desta forma, pessoas de classes mais baixas podem querer e também conseguir comprar produtos de valor, correto?

Falando de desejo, o que esta persona quer?
 Exclusividade/ Ter o melhor e mais caro (serviço ou produto)/ Destacar-se das demais pessoas/ Ser atendido com gentileza e de forma personalizada/ Ser igual e ter o que as celebridades têm/ Ser atendido da mesma forma que o “amigo” que o indicou para a clínica comentou com ele/ Ganhar “mimos” do seu dentista/ Saber como a clinica  chegou até aqui. Afinal, o valor da marca também carrega uma história .

Um bom exemplo é o do Steve Jobs quando criou o MAC e o IPHONE. Ele queria que o cliente tivesse uma “experiência”  ao abrir a embalagem.  Com este e outros detalhes ele conseguiu que pessoas fizessem fila para adquirir seus eletrônicos + o  que estes significam para quem compra.

Mais recentemente, Elon Musk, dono da Tesla, carro elétrico mais desejado nos EUA, faz a entrega do carro na casa do dono! E por aí vai… quer exclusividade? vc terá!!

Analisando a lista de desejos e comportamentos acima, fica fácil criar esta série de dicas para você que atende pessoas de forma exclusiva e diferenciada do mercado de luxo na odontologia. Que tal anotá-las aí?

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DICAS DE ESTRATÉGIAS E TÁTICAS PARA USAR NO MARKETING DO MERCADO DE LUXO NA ODONTOLOGIA

  • Tenha um lindo site e bem apresentado; clientes vão ficar orgulhosos de vc;
  • Tenha uma rede social com imagens e linguagem sofisticadas e que agreguem valor à marca;
  • Faça a atualização de seu site-com artigos- e das suas redes- não é bom ele entrar e ver que seu dentista não tem cuidado com este “detalhe”;
  • Use apenas a verba para campanhas pagas para agregar valor à marca ( fotos de vc com clientes-marque estes clientes, isso é muito importante- fotos da estrutura da clínica, de equipamentos, cursos que vc faz, etc…). Midias pagas são necessárias mas apenas com o objetivo de valorizar a sua marca e não comerciais, como fazemos para os publicos C e D. Lembre-se, tb, que para entregar a seus seguidores os posts e  atrair seguidores próximos ( amigos), você precisa investir, já que o Facebook e o Instagram estão entregando bem pouco as suas midias pelas redes sociais, de forma orgânica;
  • Ofereça um atendimento totalmente exclusivo: brinquedos para as crianças, alguém que cuide delas qdo vc for atendido, sala de relax antes e depois das cirurgias, cliente escolhe a musica que quer ouvir, uma café ou espumante servido por alguém, uma clinica linda e bem estruturada, etc…
  • Dê presentes para os clientes: para todos e na primeira consulta, que tal  uma necessaire com sua logomarca e para os que fazem tratamentos a partir de valor maior, o que acha de uma espumante e um copo de cristal?
  • Não marque horários de clientes próximos um do outro. Assim você cria privacidade. Outra idéia é  ter uma porta de entrada diferente da porta de saida;
  • Invista em parcerias com celebridades, blogueiras ou até mesmo clientes VIP que aceitem expor a sua imagem nas mídias; no mercado de luxo na odontologia isso funciona bem pois ele vai se identificar com estas pessoas;
  • Tenha um painel de fotos para colocar as fotos dos clientes com vc ( com autorização deles). Alguns amam isso! e eles próprios podem ser seu garoto-propaganda;
  • Envie um cartão de aniversário para eles pelos correios- fisico e não online;
  • Dê flores no dia da mulher ou outro presente em datas especiais para os clientes que forem na clínica;
  • Crie “produtos exclusivos”: day clinic, “harmonização day”, “dia da família” ,”programa de prevenção” e outros programas que poucas clínicas podem ter.
  • Quando o cliente telefonar para a sua clinica, não compare seus procedimentos com os das demais clínicas. No mercado de luxo você responde assim: nosso atendimento é exclusivo, por este motivo pedimos que traga estes exames na primeira consulta ou… atenderemos você de forma personalizada, pois  é  especial para nós, por este motivo temos um tempo de dedicação maior a você… etc..

E lembre-se, no mercado de luxo da odontologia você não vai atrás do cliente, ele que DESEJA ter você como marca que o atende !

E para isso, faça um planejamento de longo prazo pois agregar valor a sua marca não será de uma hora para outra.

Espero ter ajudado!!!

Se quiser, faça seus apontamentos, abaixo nos comentários.

Artigo escrito por Monica Gomes Claure- gestora e consultora da área de marketing off e on-line na Odontosolutions.