fbpx

Blog

Saiba como fazer uma ação de marketing com custo zero para este natal e ano novo!

 

Em tempo de fugir daqueles que só reclamam que seus consultórios vivem vazios e que o mercado está difícil…bla bla bla! É hora de reagir, enquanto ainda seu colega/concorrente não se mexa.

Primeiramente vamos à algumas questões:

1 – PARAR DE PENSAR QUE JÁ TENTOU E NÃO DEU CERTO!
O investimento em divulgação deve ser algo constante. Separe uma quantia mensal, entre 5 e 10% de seu faturamento para que você possa investir em marketing – pois é a única forma de sair do senso comum e realmente ter resultados. A continuidade é que fará suas estratégias te darem retorno financeiro.

2 – ENCARE MARKETING COMO INVESTIMENTO E NÃO COMO DESPESA
As vezes o resultado não aparece imediatamente e tendemos a desacreditar, mas tente insistir em uma ação por pelo menos 3 meses, assim poderá ver números – caso contrário só verá prejuízos.

3 – SABER QUE EXISTEM AÇÕES INSTITUCIONAIS E AÇÕES COMERCIAIS
Quando fazemos ações institucionais o nosso objetivo único é de reforçar nosso nome/marca. Ex: Ações de relacionamento com os pacientes.
Já nas ações comerciais, o objetivo é uma venda mais imediata. Ex: Ações de relacionamento com promoção de venda.

 

Sabendo destas informações básicas, vamos à pratica. Para este final de ano vamos dar algumas ideias você poderá alguns recursos com baixíssimo custo.

Primeiramente vamos criar uma campanha e assim usar as mídias a favor. Ok?
Você deve primeiro planejar e depois executar! Muitas vezes vamos executando sem pensar e isso nos traz um transtorno muito grande além da dificuldade de continuidade. Siga o exemplo.

AÇÃO DE NATAL CLÍNICA ODONTOLÓGICA
O objetivo da clínica é alcançar um público ainda maior de estética dental, focado nos tratamentos de Bichectomia e Clareamento Dental.
Às vésperas de fim de ano temos mais cuidados com beleza em bem-estar, devido ao verão e principalmente as festas que acontecem neste período.
Usaremos 3 meios de alcançar mais pacientes para este projeto, sendo o Facebook, o telemarketing, email marketing e a divulgação interna na clínica odontológica.
Deste modo, todo paciente da clínica receberá um comunicado a qual estará sendo contemplado por tratamentos estéticos em uma campanha de natal da clínica – assim ganhará 30% de desconto para o clareamento ou bichectomia ou parcelamento em até 10X no cartão de crédito.

Pronto! Temos uma ideia básica de como será a ação. Agora vamos aos detalhes de cada mídia.

Como serão as estratégias:

REDES SOCIAIS: A febre do momento são as redes sociais, se ainda não tem um perfil profissional já chegou a hora de ter! Pois mais de metade dos brasileiros usam as redes sociais para se comunicar.
Agora se você já tem, vamos a ideia.

O facebook tem restrições de visualizações, onde em média apenas 15% dos seus seguidores tem as informações de sua página. Pois o facebook classifica o conteúdo de acordo com os interesses momentâneos. Sabendo disso, você precisa ser criativo e objetivo. “Seja direto ao que deseja comunicar e tenha mais resultados.”

Como no facebook não é possível anunciar a promoção em si, apenas instigue para que as pessoas se interessem. Aí quando entrarem em contato via inbox ou nos comentários, você poderá pedir o telefone para assim começar a conversa sobre o tratamento e convidá-lo para uma avaliação.

Como funcionará as postagens?
1 – primeiro tem que falar sobre os benefícios dos serviços. Este poderá ser o primeiro post! “Você sabia que…”
2 – Vai reforçar a informação com uma vantagem ainda mais direcionada. “Aqui na clínica odontológica você tem a oportunidade  neste final de ano de ficar ainda mais bela com o tratamento de bichectomia” Saiba mais, entre em contato inbox.
3 – Post comercial! “Vamos fazer um tratamento de bichectomia hoje mesmo? Entre em contato inbox.”

bichectomia

Observações:
– NÃO PODE DIVULGAR PROMOÇÃO DE FORMA ALGUMA NAS DIVULGAÇÕES!
– Sabendo que o facebook entrega poucas mensagens, o ideal é que faça um impulsionameto das postagens. Saiba mais aqui: https://www.facebook.com/business/products/ads/

AÇÕES INTERNAS:  É importante ter um espaço com a divulgação da campanha e principalmente com informações vantajosas destes serviços: Ex: Sabe aquela bochechinha que te incomoda nas fotos? Nós temos a solução. Aproveite o mês da bichectomia da clínica. Fale com nossa equipe!.
Além disso sua secretária deverá estar bem alinhada que este mês será dedicado a divulgação destes serviços. Mostre a ela como defender estes tratamentos e ela será sua melhor vendedora.

clinica-dente-dentista

TELEMARKETING: Crie um bom texto, e instrua sua secretária ou recepcionista para ligar para todos seus pacientes (ativos e inativos), convidando-os para um check-up e  demonstrar esta novo tratamento -além da apresentação da promoção.
treine sua secretária para esta venda, pois ela não pode ficar insegura no telefone.

telemarketing-clinica-odontologica
Email: Faça o mesmo do tópico acima utilizando o velho e bom e-mail. Tome sempre cuidado com a escrita.  E se você não sabe criar cartas personalizadas por email, não se preocupe – mande um e-mail pessoal ou faça conforme seus conhecimentos. Afinal o que importa é a ação.

email-dentista

Vamos colocar a mão na massa e vamos iniciar um projeto? Ainda dá tempo!
Agora, se falar para nós que não tem tempo – infelizmente suas reclamações sobre a baixa no movimento ainda vão persistir.

Espero seus comentários aqui falando sobre os resultados da ação.

johnny-santana-1
Johnny Santana
Consultor Odontosolutions