Blog
Virei dentista… E agora?
- 24 de junho de 2016
- Posted by: odontosolutions
- Category: Notícias Sem categoria

Você terminou os cinco anos de dedicação à faculdade de odontologia, e agora se pergunta: “devo abrir um consultório, monto uma clínica ou trabalho com algum dentista?”.Virei dentista… e agora?
Não existe uma resposta a esta pergunta e cada recém formado em odontologia realiza um percurso diferente, que normalmente está ligado às experiências, tanto durante o período de graduação quanto as oportunidades que se abrem após a formatura.
O ideal é aproveitar o período da faculdade para realizar estágios em diferentes áreas, pois além da experiência o estudante começa a formar seu networking – fundamental ao enfrentar o mercado de trabalho.
Uma vez formado, segundo o MEC, o ideal seria prolongar o período de estudos com uma especialização na área enquanto atua como funcionário de uma clínica ou consultório ou em seu próprio negócio. Já o INEP sugere que o dentista realize uma até duas especializações na área para obter maiores oportunidades profissionais, afinal, virei dentista!
Em relação aos tipos de negócio disponíveis para o recém formado em odontologia, há uma diversidade, onde pode-se montar a própria clínica, consultório ou se beneficiar de uma franquia odontológica onde ele receberá todas as informações necessárias para abrir o negócio com uma estrutura adequada.
A desvantagem do recém formado em odontologia que ao montar um negócio próprio há uma falha em áreas muito importantes, sendo elas: gestão de pessoas, financeira, logística e marketing. Todas fundamentais para que a clínica se fundamente e tenha sucesso. O importante é buscar maneiras de eliminar estes problemas e receber uma orientação, sendo ela por meio de uma consultoria ou até mesmo através de uma franquia especializada. Segundo a Associação comercial do Brasil, as chances de sucesso de uma nova empresa aumentam em 30% quando ela esta associada a um projeto de franchising.
E não adianta ter pressa, pois os resultados vem aos poucos e o mercado é bastante competitivo.Virei dentista há pouco tempo…
A dica é inovar e pedir ajuda. Atualmente existem no Brasil empresas voltadas para este mercado, onde poderão apoiar no planejamento da maioria das atividades de gestão de seu consultório ou clínica, facilitando seu crescimento e amadurecimento profissional.
Fontes: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) / Ministério da Educação (MEC), dados de 2010; Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), dados de 2010;
Autores:
Monica Claure, Consultora de Web Marketing – Trabalha em web-marketing e comunicação há 10 anos nas atividades de desenvolvimento e consultoria pra web sites , conteúdo para a web e redes sociais.
Johnny Santana – Consultor de Marketing em Odontologia. Sócio Fundador da OdontoSolutions. Graduado em Publicidade e Propaganda com especialização em Marketing Odontológico. Membro organizador do DMM (Dental Marketing Meeting) e Co-fundador do portal Odontojob.
Prezados, sou recém formado em Odonto e preciso me alinhar de forma que consiga me posicionar no mercado mostrando um bom trabalho.
Todas as dicas que puderem me enviar será ótimo.
Agradecido,
Luiz Henrique
Ola, como podemos ajuda´-lo? gostaria de passar um whats app ou ligar para nós? 41988940060 Monica
estou no penúltimo período de faculdade e já estou desesperado , os salários da clínicas populares não pagam nem o meu aluguel .
eu me endividei com Governo para pagar faculdade (FIES) , gastei horrores na faculdade e me sinto desiludido e perdido . Nessa altura do campeonato eu me pergunto se fiz a escolha correta para minha vida , pois o serviço em clínica popular é maçante fora a responsabilidade do profissional .
sinceramente , tenho perdido boas noites de sono com esse fantasma de ” virei dentista e , agora ? ”
não tenho referências na família , me sinto inseguro , tenho medo de não dar conta ou de não saber fazer . Me sinto péssimo .
(32)9.9996-0606 WhatsApp
Gostaria de algum conselho , por favor .
Gabriel, obrigado pelo desabafo, primeira coisa….. não desespere. A primeira atitude que deve ter é PESSOAL: confia em vc e tenha calma. Faça uma terapia, converse comigo ou um amigo, faça meditação, enfim, cuide destes comportamentos ou vai se perder neste inicio. Foque em ser um otimo profissional, ok? Ai depois que atingir mais segurança, estou certa de que vão chegar ai nesta cuca criativa e genial idéias espetaculares, que vc nem imaginava pudessem existir. Outra coisa….. IMPORTANTE… Inicialmente APRENDA com o mercado. Busque empregos, não abra seu negocio e não assuma custos inicialmente. Faça MUUUITOS ESTÁGIOS durante sua formação, comece já com diferenciais de experiencia.Se conseguir fazer isso,inicialmente e conseguir manter a sua calma em dia, algo vai surgir…. uma parceria, uma oportunidade, vc vai se destacar na clinica que trabalha, vai decidir ter uma vida nômade na odonto ou criar algum ramo na profissão que ainda nem existe….. as oportunidade estão ai, mas vc não esta deixando as chegar até vc, viu?