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Devo delegar a gestão e marketing de minha clinica a outra pessoa ou empresa ou eu mesmo me preparo e faço? Devo ser dentista empreendedor e gestor ?

Ei, a gente te entende! Não é só você, mas todos os profissionais ligados à medicina, odontologia e área de humanas, que têm seu próprio negócio passam por este tipo de conflito. Você adquiriu uma formação técnica e não empreendedora, correto?
E garanto que você só se deu conta destas questões quando foi montar seu consultório ou clínica ou depois de algum tempo de funcionamento, quando os problemas começam a acontecer! E não sinta-se só, pois no Brasil os profissionais desenvolvem seus próprios negócios, na maioria, sem a ajuda de empresas especializadas.
Vocês sabem que a origem ou o que reforça este comportamento é o fato das universidades não incluírem em sua grade curricular palestras ou seminários sobre gestão e marketing aos alunos? E esta formação é feita após a graduação mas ainda por pequeno número de profissionais?

Como trabalhamos diretamente na área de gestão e marketing de clínicas odontológicas gostaríamos de contribuir para que você, dentista, torne-se também um dentista empreendedor e faça diferença em seu negócio.

A Odontosolutions entende que a EFICIÊNCIA NAS VENDAS DE SERVIÇOS DE UMA CLINICA ODONTOLÓGICA esta intimamente associada a SUA POSTURA COMO GESTOR E EMPREENDEDOR. O mercado da odontologia exige hoje, além do bom atendimento tecnico, tecnologia, uma gestão eficaz de pessoas, administrativa e financeira, relacionamentos INTERNO e de MERCADO bem feitos.

Abaixo damos algumas dicas e contamos experiências de alguns clientes, esperamos que sejam úteis para vocês:

1-DENTISTA GESTOR: O melhor é delegar a um profissional qualificado a gestão de seu negócio pois provavelmente você não terá tempo para ser dentista e ainda gestor. Além de ficar seguro de que sua clínica está nas mãos de quem tem formação neste setor, as chances de uma melhor organização são maiores. Sua responsabilidade será a de direcionar, avaliar e acompanhar; mas calma…se seu consultório for pequeno e não puder contratar alguém, separe de uma a duas horas de seu dia para planejar, organizar, adquirir softwares, estudar e colocar a sua clínica em ordem ta?

-Lembre que um bom gestor não mistura contas da empresa com as pessoais, tenha um pró-labore. Da mesma forma, procure evitar que a gestora da sua clínica trate e fique responsável por resolver suas contas pessoais e questões pessoais, deixe-a focada NA EMPRESA.

-Que tal delegar algumas decisões para ela? uma gestão flui quando decisões menores ( ou maiores) como: autorização de materiais que a agência de marketing entrega, compras até x valor, são descentralizadas. Deixe-a decidir tb, facilite a sua gestão!

– Acompanhe a gestão da clínica através de relatórios e observação cuidadosa de como as coisas andam. Para isso você vai precisar separar na agenda algumas horas fora de sua cadeira, conversar com os profissionais, fazer perguntas e ser dentista empreendedor, pensando nas formas para manter a qualidade do atendimento e captar mais clientes; um sistema online ajuda bastante nesta tarefa;

– Reserve um tempo também para acompanhar de perto  algumas atividades que NUNCA SERIAM FEITAS POR VOCÊ:  ficar na recepção, atender ao telefone, ligar para um lead e convidá-lo para a “ação de primavera” que a clínica esta fazendo ou acompanhar uma ação promocional ou comercial dentro ou FORA DA CLÍNICA. Estas atividades são realmente inusitadas e vão deixar as secretárias de olhos arrregalados, mas criam oportunidades para você treinar seus colaboradores, motivá-los a partir de seu exemplo, e ainda aproveita para avaliar as habilidades destes!

-Que tal, durante o atendimento de seus clientes, perguntar se estão sendo bem atendidos?

2- DENTISTA EMPREENDEDOR– Adquira atitudes de dentista empreendedor, lembre-se que o sucesso de seu negócio esta DIRETAMENTE RELACIONADO À SUA PESSOA E NET WORKING; a empresa de marketing orienta, planeja e para aumentar a eficiência das ações, a sua participação é FUNDAMENTAL.Por favor, envie para a sua agência COM BASTANTE FREQUÊNCIA imagens suas com os clientes ( aumenta o alcance dos posts), imagens em cursos (agrega valor) e imagens de antes e depois. Nossos posts e conteúdos são realmente lindos e feitos pra vocês de foram PERSONALIZADA mas…. vocês são as ESTRELAS e conseguem aumentar em 90% o alcance das postagens pelas redes sociais…

– distribua cartões e flyers da clínica entre seus amigos, proponha parcerias com as empresas destes;

– entregue flyers da clínica nos restaurantes, sapatarias, lojas, nos locais que passar e frequentar;
– tire 60 minutos de sue dia, o que equivale a um ou dois atendimentos e ligue para empresas importantes da sua cidade para sugerir uma parceria com sua clínica;
– quando encontrar amigos e familiares, pergunte se estão precisando de dentistas, convide-os para seguir a sua página do Facebook e Instagram;
– reserve um tempo na sua agenda semanal para curtir, compartilhar e repostar as imagens e conteúdos postados nas suas redes sociais. Um gestor de clínica precisa se envolver e motivar os funcionários a curtirem a página da empresa. Lembrem-se: vocês são o exemplo e tem uma capacidade para atrair clientes através de suas redes sociais.

3-DENTISTA ESTUDIOSO E RESPONSÁVEL -Faça um curso voltado a negócios, administração e empreendedorismo. Os dentistas costumam fazer cursos para a área técnica, mas conhecer mais profundamente sobre sua clínica e gestão faz “parte do negócio” !

4 -DENTISTA QUE CONTRATA UMA AGÊNCIA DE MARKETING-Participe das ações e campanhas programadas pela empresa de marketing. Opine, dê ideias e principalmente, motive a sua gestora e colaboradores a operacionalizá-las. As empresas não conseguirão resultados eficientes sem a sua participação. Imagine que sua empresa é seu filho; a escola consegue educá-lo sozinha?

 

Então, ajudamos você a pensar? Seja um dentista empreendedor e bom gestor!

Ou seja, comande a sua cadeira de dentista mas não se esqueça de sair de perto dela! rs

 

Dr Marcelo Claure-Dentare Odontologia
“Os comerciantes, vendedoras e transeuntes ficaram muito felizes com nossa visita. Fomos de jaleco da Dentare Odontologia.Percebi que minha presença, como dentista, foi importante para tirar algumas dúvidas. Eu, dentista e empreendedor e a recepcionista da clínica mostramos a cara de nossa clínica.
Em relação a parcerias, estou sempre ligado e eu mesmo pego o telefone e ligo para um amigo ou empresa que vejo potencial. Já fechamos vários desta forma!”

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Ação de relacionamento com comerciantes da redondeza da clínica Dentare, Pça Carlos Gomes

 

Autor: Monica Gomes Claure

Expertise: Web marketing e Comunicação Humana.Graduada em Fonoaudiologia, especializada em Audiologia e Linguagem-MG.É também especializada em Gestão do Varejo pela PUC-PR. Mestre em Comunicação Humana pela PUC-SP. Experiência de 15 anos na gestão de clínica de fonoaudiologia e otorrinolaringologia, organização de cursos e palestras na área e educadora (graduação e pós em fonoaudiologia). Experiência em e-commercy próprio e gestão de redes sociais e presença na web  há mais de 10 anos.